segunda-feira, 15 de julho de 2013

Obrigação e Obediência

"Não posso servir a Deus por obrigação", é o que muitos dizem. "Servir por obrigação não tem valor".
Está certo. Mas se você está servindo a Deus por obrigação, o que deve fazer? Qual a solução? Se afastar, se desviar?
Isso tem passado pela mente de muitas pessoas, especialmente jovens atualmente. Ficamos muitas vezes em um conflito interno, tentando saber se continuamos servindo a Deus por obrigação ou se abrimos mão de tudo. Será que está tendo valor? Onde será que está meu erro?

Não acho, na verdade, que devamos servir a Deus por obrigação. Mas também não acho que devemos desistir e nos afastarmos dos caminhos de Deus.
O que eu acho é que o inimigo tem confundido na mente da maioria das pessoas a obrigação com a obediência. Em nenhum lugar a Bíblia nos diz para servirmos a Deus por obrigação, mas, por obediência, sim!

Não é sempre que estaremos vivendo em uma revelação a ponto de nos deleitarmos na glória de Deus e não querermos mais nada. Não é sempre que estaremos totalmente dispostos a "levar nossa cruz". Em alguns momentos em que temos uma experiência com Deus, sentimos algo, ou recebemos algo novo, somos incentivados e motivados a servir com alegria. Mas em outros momentos, parece que os motivos somem, os "sentimentos" somem, e somos desafiados a continuar por obediência, pela fé, pois sabemos qual o caminho. Só não estamos sentindo ou vendo. A fé vai além da vista, todos sabemos disso. Mas como muitas vezes é difícil continuar pela fé! Nos lembrando de tudo que o Senhor falou conosco, das experiências que tivemos, daquilo que cremos e que aprendemos... tomando isso como base pra continuar.

Em muitos momentos você será desafiado a andar pela fé e servir a Deus por obediência. Às vezes não concordando, ou não querendo. E não falo apenas de renúncias de pecado ou má índole, mas também de decisões que não tem nada de errado aparentemente, mas que Deus já nos mostrou que não é aquilo que tem pra nós. Ou, em outros casos, caminhos que Ele quer que sigamos e não queremos seguir. Decisões a serem tomadas. OBEDIÊNCIA. A obediência tem um valor inestimável, nos dá estabilidade, força, fé, dependência de Deus e nos QUEBRANTA.

Ah, como precisamos aprender a obedecer!
Não deixe que o diabo te convença de que você está servindo a Deus por obrigação, e que isso não tem valor. Talvez você esteja em uma fase que precise treinar sua obediência. Portanto, obedeça, e cresça! Isso tem valor, Deus vai te recompensar, pois é a Ele que você serve, e ele é pai, é bom, e não é um carrasco.

Obedeça! Treine sua obediência. Se quebrante, diante da glória. Pague um preço, pela glória! 
A obrigação é um sacrifício, e não tem valor. Mas a obediência é uma escolha, uma fidelidade, uma aliança, e aí está o seu valor!

Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar (1 Sm 15:22)

Quanto à vossa obediência, é ela conhecida de todos. Comprazo-me, pois, em vós; e quero que sejais sábios no bem, mas simples no mal. (Rm 16:19)

Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? (Rm 6:16)

Abrs.
Jonathas

Nenhum comentário: